quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Substância que inibe espermatozóides poderia virar pílula masculina

Estados Unidos  - Um estudo conduzido por cientistas americanos apontou a descoberta de uma substância que pode virar uma pílula de controle de fertilidade para homens. Segundo o G1, a pesquisa, publicada na revista Cell, conduziu testes com camundongos machos, que não produziram filhotes, mas não tiveram prejuízo em seu desempenho sexual, taxas de testosterona ou comportamento.

Os autores do estudo, do Instituto do Câncer Dana-Farber, ligado à Universidade de Harvard, da Universidade de Washington e da Faculdade de Medicina Baylor, no Texas, não constataram efeitos colaterais nos futuros filhotes. 

O composto, JQ1, é livre de hormônios - ao contrário da feminina, que costuma ser uma mistura de doses de estrogênio e progesterona. A JQ1 inibe uma proteína presente nos testículos de camundongos e homens, conhecida como BRDT, essencial para a fertilidade. Assim, as cobaias produziram menos espermatozoides e os que fabricavam não se locomoviam direito.

Quando o controle de natalidade parou, os gametas se recuperaram rapidamente e readquiriram a capacidade de procriação de forma saudável.

Fonte: Jornal NH


Nenhum comentário:

Postar um comentário