quinta-feira, 25 de julho de 2013

Posse da professora Marli Silva no CEED/RS


O Conselho Estadual de Educação (CEEd/RS) empossou nesta quarta-feira(24), em sessão plenária, as Conselheiras Marli Helena Kümpel da Silva e Neuza Mariza Franco Lopes, que integrarão este órgão na condição de representantes do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), completando as cadeiras que estavam em aberto ao Sindicato desde o inicio do corrente ano. 
 ceed
Da esq para direita, prof Marco Antônio Sozo, professora Neiva Moreno, Marli da Silva
e Neuza Mariza Franco. Representantes do CPERS SINDICATO   



Posse da professora Marli Silva no CEED/RS
Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira 24, em Porto Alegre, foram empossadas como representantes do CPERS/Sindicato no Conselho Estadual de Educação as conselheiras Marli Helena Kümpel da Silva  e Neuza Mariza Franco Lopes.

A Professora Marli Silva, foi indicada ...pela INTERSINDICAL/RS para ser uma das Representantes dos CPERS no CEEd, pelo seu histórico de luta e compromisso coma Educação Pública. Pela sua trajetória de Dirigente do CPERS no 15º Núcleo e pela disposição de pautar sua atuação no CEED na defesa intransigente dos interesses dos educadores e das escolas Públicas.

O seu discurso no ato de posse foi pautado por esses compromissos e por defender a necessidade do CEED não ficar indiferente ao fato de o Governo Tarso não cumprir a lei do Piso dos Educadores , bem como 1/3 de horas-atividade na jornada dos professores. Assim como, a defesa da autonomia das escolas pública - conquista da lei de Gestão Democrática.

A nossa companheira, professora Marli terá seu mandato pautado pelas decisões do CPERS /Sindicato e, principalmente,  pela demanda das escolas públicas.

  Neiva Lazzarotto Diretora do CPERS/Sindicato Coordenação da Intersindical Sul
 
Fotos:  Marcelo de Miranda Noms
Assessoria de Imprensa do CEEd




Discurso de posse

Bom dia

Professor Augusto Deon,  Presidente do CEED, em seu nome saudo os demais conselheiros e os colegas da casa.
Autoridades, professora Rejane, presidente do CPERS SINDICATO, professora Neiva Lazzarotto responsável pela minha indicação para este Conselho.

Senhoras e Senhores, colegas e amigos

Muitas coisas aprendi, ao longo do tempo,  na convivência com colegas e alunos, nas lutas do CPERS: acatando, questionando, duvidando, contestando, incorporando. Mas, refletindo sempre, sempre querendo saber mais.
Tenho um desafio, de manter-me fiel às expectativas e necessidades dos educadores, comunidade escolar e das escolas estaduais com a coragem de intervir no momento necessário, nas questões essenciais da educação estadual.
Dentre os inúmeros desafios que hoje assumo alguns precisam ser enfrentados na formulação das políticas públicas como o ensino de qualidade para todos , escolas com autonomia pedagógica e comprometidas com os interesses da maioria da população.

Além de aumento de verbas, a formação dos profissionais de educação e sua valorização precisam ser prioridade. Os educadores ainda são os formadores de opinião de uma grande parte da população é preciso que se comprometam com isso. O envolvimento da sociedade como um todo também é necessário, cobrando soluções, apontando falhas e principalmente sugerindo melhorias.



Represento e defendo a escola pública e os educadores. As professoras, os professores e os servidores de escola são a alma do processo educativo. Não serão as máquinas e a tecnologia que formarão as pessoas. Os alunos precisam de vínculos, de referenciais de educadores qualificados e valorizados.

Reafirmo também o compromisso de atuar dentro das prerrogativas deste Conselho na defesa do PISO do Magistério na atual carreira e o período da hora atividade.  No governo da Yeda, tampouco nesse governo a lei foi respeitada e esse Conselho precisa se manifestar não pode ficar indiferente  precisa adotar uma posição que respalde a necessária valorização profissional dos
educadores.

Eu aproveito para falar de outro grupo: os jovens estudantes brasileiros que tomaram as ruas, precisamos  ouvi-los. Não podemos ficar quietos, calados, diante de tantos desacertos na defesa de uma educação de qualidade. Que não descansem, que se mobilizem, exijam, cobrem, para fazer este país crescer com justiça social .

“Este é um mundo violento e mentiroso, mas não podemos perder a esperança e o entusiasmo pela mudança”, diz Eduardo Galeano

A lição maior como educadores que temos de Freire é a preocupação com o social. A busca de alternativas e propostas devem ser uma constante em nosso dia a dia, no sentido de resgatar a cidadania e a dignidade do “homem”, do “cidadão” e do “trabalhador”. Caminhos que posso e quero seguir aqui no Conselho.

Estamos Todos, ao mesmo tempo, aprendendo e ensinando  por isso agradeço aos amigos, colegas conselheiros, autoridades que aqui estão prestigiando esta sessão plenária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário