terça-feira, 15 de janeiro de 2013

CIDADE NOS EUA PROMETE INAUGURAR PRIMEIRA BIBLIOTECA SEM LIVROS

Enquanto o mundo discute o futuro do mercado literário e até da mídia impressa, uma cidade do Texas decidiu se antecipar e promete inaugurar o que eles mesmos qualificam como a primeira biblioteca pública sem livros.

O projeto da cidade de Bexar, que fica região metropolitana de San Antonio, prevê apenas o empréstimo – gratuito – de e-books, para leitura em tablets e outros tipos de leitores digitais, segundo informações da ABC News.

A ideia surgiu depois de um juiz local – que atua no conselho de administração da cidade – ter lido a biografia do fundador da Apple, Steve Jobs.

Nelson Wolf se disse um amante da literatura, dono de uma coleção de mais de 1.000 livros tradicionais. No entanto, ele vê os livros digitais como uma boa alternativa para a cidade. "O mundo está mudando e essa é a melhor e mais eficiente maneira de levar esse serviço à comunidade", disse, em entrevista a ABC.

O plano é ter pelo menos 50 e-readers, 25 tablets e 25 computadores disponíveis na "BiblioTech", nos quais os frequentadores poderão ler os mais de 10 mil livros que estarão disponíveis no acervo, graças a acordos com fornecedores. Os usuários também poderão trazer os sues próprios dispositivos, para baixar os e-books da biblioteca e fazer doações.

Na biblioteca digital de Bexar, a única coisa que terá algum custo será o papel, nos casos em que o usuário quiser imprimir trechos de alguma obra. O projeto está sob análise do conselho administrativo de Bexar, que definirá quais equipamentos serão adquiridos para a biblioteca ainda nesse mês.

Fonte: Uol/Educação
SECOM/CPP

Nenhum comentário:

Postar um comentário