quarta-feira, 26 de setembro de 2012

E o salário do professor continua baixinho, baixinho


                                                                                     * Mário Marcos de Souza

 Há algum tempo lembrei aqui, ao escrever um texto sobre educação, a entrevista em que um reitor da PUC fazia a previsão de que em poucos anos alguns cursos de licenciatura seriam fechados por falta de alunos. Sem previsão de ter bons salários depois da formatura, os estudantes estavam buscando carreiras mais sólidas, que garantissem mais apoio e melhores salários.

Pois bem, no início da tarde desta segunda-feira, ouvi a notícia de que a Unilasalle tem planos de fechar alguns cursos de licenciatura já no próximo ano.


A justificativa do vice-reitor para a decisão da universidade confirma a previsão sombria feita há mais de 10 anos por seu colega da PUC: de 2002 a 2012, em um curso período, o número de alunos que procuram os cursos de licenciatura caíram 75%.


Neste ritmo, algumas carreiras (Geografia, entre elas) não terão professores nem candidatos a ensinar as matérias.


Sem garantia de bons salários e até de cumprimento ao menos do modesto piso salarial da categoria, os melhores estudantes partem para outras opções, deixando a vocação de lado.


Enquanto governantes e sociedade não se convencerem de que o ponto de partida da educação está na valorização dos mestres, seguiremos ladeira abaixo.


* Mário Marcos de Souza é jornalista


Fonte: Top Educação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário