sábado, 22 de dezembro de 2012

Cotas nos concursos do RS: Agora é lei!



Foi sancionada no dia 19, pelo governador Tarso Genro, a Lei de autoria do Deputado Raul Carrion, aprovada pela Assembleia Legislativa, que cria cotas para negros, pardos e indígenas em concursos públicos no Rio Grande do Sul. A lei entra em vigor imediatamente a sua publicação do Diário Oficial e já valerá para os concursos de 2013.


Pela nova lei, 15% das vagas de todos os concursos, incluindo os do Judiciário, terão que ser destinadas para estas etnias. O objetivo é possibilitar que negros, pardos e indígenas tenham igualdade de oportunidades de acesso ao funcionalismo público. Uma s Situação resultado de um processo histórico que exclui e discrimina até hoje pela cor da pele.


Para o Sindjus/RS, que acompanhou o processo, o Estado dá um importante passo na superação das desigualdades raciais. Trata-se de uma medida justa, que poderá mudar um quadro de exclusão da população negra nos quadros do Judiciário, por exemplo. Hoje o numero de negros é ínfimo, num total de mais de 10 mil servidores. Se buscarmos nos cargos de chefia ou entre magistrados, ou promotores, a proporção é ainda menor. Se falarmos dos desembargadores, a situação é pior, já que um dos únicos desembargadores negros se aposentou, compulsoriamente no mês de novembro último.

Neste sentido, é bom lembrar que, nas cortes superiores, o Ministro Joaquim Barbosa, é o primeiro negro em mais de 100 anos de STF, hoje o seu presidente.

Fonte: profemarli.comunidades.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário