segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Salário médio de negro é 61% dos demais em SP, diz Dieese

Os negros com trabalho na região metropolitana de São Paulo ganhavam em média 61,7% do salário dos não negros, em 2011, de acordo com estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) nesta segunda-feira 19. O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado na próxima terça-feira 20.

Na análise de horas trabalhadas, Salvador e São Paulo se destacaram pela maior desigualdade, com os negros recebendo 60,9% e 61%, respectivamente, do rendimento médio dos demais. Fortaleza (73,3%) e Porto Alegre (70,6%) apresentaram um valor maior, porém ainda muito abaixo da igualdade, de acordo com a pesquisa.

Para o Dieese, a situação ainda é mais discriminatória para mulheres negras. "Em todas as regiões analisadas, o rendimento médio real por hora trabalhada das mulheres negras ocupadas correspondeu no máximo a 58,3%, em Porto Alegre, e 58,6%, em Fortaleza, do valor auferido pelos homens não negros.

No Distrito Federal e na Região Metropolitana de São Paulo, o valor da hora trabalhada das mulheres negras não representava 50% do recebido pelos homens não negros", afirmou o estudo.

A população negra também sofre mais com a falta de emprego. Segundo a análise, a proporção de negros entre os desempregados na maioria das regiões foi superior a 60%, exceto em Porto Alegre (18,2%) e São Paulo (40%).

"A proporção de negros entre os desempregados é sempre superior à parcela de negros entre os ocupados e no conjunto da População Economicamente Ativa (PEA)", diz o Dieese. 


Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário