segunda-feira, 6 de maio de 2013

Registrados 2 casos de infecção por superbactéria no RS

De acordo com Associação de Servidores do Grupo Hospitalar Conceição, ocorre ainda um aumento significativo de infecções pela bactéria KPC

Foram registrados dois casos de infecção da superbactéria NDM 1 no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que responde por 35% dos atendimentos do SUS em Porto Alegre. Diante da constatação das duas infecções, a Secretaria Estadual de Saúde emitiu uma notificação para todas unidade de saúde do Estado.


De acordo com a Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (Aserghc) houve ainda um aumento significativo, entre 2011 e 2013, de infecções pela bactéria KPC.
Segundo o presidente da Aserghc, Arlindo Nelson Ritter, além das duas infecções da NDM 1, em 2011 foram registrados 17 casos da KPC, número que saltou para 177 no ano seguinte, e com uma incidência de 25 casos mensais em 2013. 


“Dessa forma acreditamos que deve passar de 300 casos neste ano (...) estamos muito preocupados porque vai ser uma catástrofe, com essa epidemia já instalada, no nosso ponto de vista, ainda mais no GHC, que é importantíssimo na rede de saúde pública”, afirmou Ritter.


Ritter afirma ainda que 125 pacientes estão em isolamento no GHC por conta de infecções de diferentes bactérias.

Ele diz que os casos passaram a aumentar na medida que cresceu a atuação de funcionários terceirizados. Ritter afirma que a gestão politizada, dominada por três partidos, tem prejudicado a situação no GHC fazendo com que empresas terceirizadas que não prestam os serviços contratado de forma correta, não sejam punidas pela administração. “É um jogo de empurra, empurra”, resume, dizendo que a problemática da terceirização foi comunicada ao Ministério Público Federal.


Ainda de acordo com o presidente da associação, é critica a situação de superlotação dos leitos da emergência. “São os de internação rápida, eram 50 leitos, mas tem em média 140, 150 pacientes (...)  eles ficam amontoados em cadeiras pelos corredores por quatro , cinco dias, e não tem como um profissional realizar o trabalho de higiene quando nãop tem nem como se mexer”, afirma. 


A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul informou, por meio de nota que após a detecção do NDM (New Delhi Metallobetalactamase) a Agencia Nacional de Saúde (Anvisa) e todos os estabelecimentos de saúde do Estado foram notificados por meio de nota técnica.
A NDM é uma bactéria resistente e medicamentos e torna o tratamento difícil, além dos riscos de transmissão. 


A assessoria de imprensa do GHC foi procurada pelo Terra, mas não foi possível dar retorno até a publicação desta matéria.

Fonte: Portal Terra

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário