terça-feira, 15 de outubro de 2013

STF suspende corte de ponto de professores grevistas do Rio de Janeiro

 




















 Mais de 10 mil pessoas tomaram as ruas do centro do Rio em prol da educação
Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO
 
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta terça-feira a decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que determinou o corte de ponto dos professores que adeririam à greve da categoria. A decisão fica suspensa até audiência de conciliação que será feita pelo ministro, no dia 22.

Em 7 de outubro, o TJ-RJ negou o recurso do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) contra a liminar que obrigava os professores a voltar às salas de aula, sob pena de multa diária de R$ 200 mil para entidade. Após a decisão, o sindicato recorreu ao Supremo.

Para o ministro, o corte de ponto é ilegal, por inviabilizar o direito de greve dos professores. "A decisão reclamada, autorizativa do governo fluminense a cortar o ponto e efetuar os descontos dos profissionais da educação estadual, desestimula e desencoraja, ainda que de forma oblíqua, a livre manifestação do direito de greve pelos servidores, verdadeira garantia fundamental", argumentou.

Fux convocou representantes dos professores, do governo do Rio e da Procuradoria do Estado para audiência de conciliação, no dia 22 às 18h, no STF. "A fase conciliatória é uma etapa de notória importância, e diante da possibilidade de se inaugurar um processo de mediação capaz de ensejar um desfecho conciliatório célere e proveitoso para o interesse público e, também, nacional, designo a realização de audiência de conciliação", justificou o ministro.

Na noite desta terça-feira, uma manifestação em defesa da educação no Rio de Janeiro terminou em confronto entre a Polícia Militar e alguns manifestantes.

 Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário