terça-feira, 23 de abril de 2013

Balanço: greve mobiliza categoria em todo o Estado

23/04/2013 17:15
Foto: André Ávila
Escolas de Porto Alegre e do interior do Estado permaneceram fechadas nesta terça-feira 23, primeiro dos três dias de greve organizados pelo CPERS/Sindicato para cobrar do governo Tarso a implementação da lei do piso e para exigir melhorias na infraestrutura das escolas. A adesão em todo o Estado chegou à casa dos 80%.

Na capital, escolas como o Julinho, Baltazar de Oliveira Garcia, Parobé e Protásio Alves não abriram as portas.

No interior, a mobilização também é forte. Na região de Três de Maio, segundo informações do 35º Núcleo do CPERS/Sindicato, a paralisação já alcança 75% das escolas. Na cidade sede do núcleo, já confirmaram adesão o Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli e as escolas São Francisco, Glória Veronese, Princesa Isabel Senador Alberto Pasqualini, Progresso, Castelo Branco e Paulo Freire.

Adesões também acontecem nos municípios de Alegria, Dr. Maurício Cardoso, Boa Vista do Buricá, São Martinho, Independência, São José do Inhacorá, Horizontina e Nova Candelária.

Na região de Vacaria, de acordo com o 30º Núcleo do CPERS/Sindicato, a adesão é de 80%. Em Montenegro, a adesão, por enquanto, é de 40%. No Litoral Norte, conforme o 13º Núcleo do CPERS/Sindicato, a adesão é bastante forte.

O percentual de adesão à greve na região de Palmeira das Missões é de 95%, de acordo com informações do 40º Núcleo do CPERS/Sindicato. “Amanhã iremos procurar os meios de comunicação da cidade, e na quinta-feira, dia 25, realizaremos uma plenária regional, na Câmara de Vereadores, às 9h, seguida de panfletagem”, informa a direção do núcleo.

Em Cachoeira do Sul, a paralisação é de cerca de 90%. Amanhã, professores e funcionários de escola farão uma caminhada pelas principais ruas da cidade até a sede da Prefeitura e, depois, seguirão até a 24ª Coordenadoria Regional de Educação. Na quinta-feira 25, será realizado um ato público na praça José Bonifácio, com concentração a partir das 8h30.

Na cidade de Piratini, será realizada uma plenária na Câmara de Vereadores, às 14 horas desta terça-feira 23. Amanhã, dia 24, está prevista uma audiência na Promotoria Pública para denunciar o não cumprimento da hora atividade, prevista na lei do piso. Durante os três dias da greve, a categoria permanecerá reunida na praça Inácia Machado da Silveira, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

A adesão das escolas na região do 15º Núcleo do CPERS/Sindicato, com sede em Erechim, foi de 80%. amanhã, professores e funcionários de escola realizam um ato público na praça da Bandeira. Na região de Frederico Westphalen, a adesão neste primeiro dia da greve ficou na casa de 50%. Em Uruguaiana, a adesão ficou em cerca de 80%.

Na região de abrangência do 10º Núcleo do CPERS/Sindicato ( Santa Rosa), a adesão, segundo informa o núcleo, é de 95% em Santa Rosa e de 90% nos municípios do entorno.

A greve continua na quarta e quinta-feira com a realização de atividades nas regiões. Ainda amanhã, um ato público, em Brasília, cobrará a implementação da lei do piso e protestará contra a retirada de direitos dos trabalhadores. O CPERS/Sindicato organizou uma delegação com dez ônibus. Outros dez coletivos deixaram o Estado com trabalhadores de outras categorias profissionais.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
http://www.cpers.org.br/index.php?menu=1&cd_noticia=3483

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário