quinta-feira, 19 de abril de 2012

Provas do concurso do Magistério serão reaplicadas

Candidatos da Área 1 (Linguagens e suas Tecnologias) devem realizar seleção no dia 3 de junho em Uruguaiana.
20/04/2012 12:13
A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) e a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) decidiram, nesta sexta-feira, reaplicar a prova do concurso para magistério em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. A provável data do novo exame é 3 de junho em horário e locais a serem divulgados em edital no site da FDRH.

Conforme a FDRH, as atas de registro foram analisadas nessa semana e, a fim de assegurar a isonomia e garantir o direito de participação em igualdade de condições, a organizadora decidiu reaplicar as provas. A decisão é decorrência de erros constatados durante o concurso, aplicado em 30 municípios gaúchos em 15 de abril.

O gabarito das provas, que deveria ter sido divulgado nessa quinta-feira, será publicado neste sábado. Um excessivo número de acessos ao site da FDRH fez com que a página saísse do ar ontem. Além disso, a partir da decisão de reaplicar as provas em Uruguaiana, um novo edital do concurso foi elaborado e publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, tornanado necessário aguardar para a divulgação do gabarito.

As seleções da Área 1, referente a Linguagens e suas tecnologias, terão que ser realizadas novamente pelos 527 candidatos que fizeram o concurso na 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A área em questão agrega as seguintes habilitações:

1.1 – Letras/Português e Literatura da Língua Portuguesa;
1.2 – Letras/Língua Inglesa;
1.3 – Letras/Língua Espanhola;
1.4– Letras/Língua Alemã;
1.6 – Letras/Língua Francesa;
1.7 – Artes: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro;
1.8 – Educação Física.
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=414569


Governo gaúcho espera polêmica, mas prevê aprovar novo pacote de projetos
Rachel Duarte - 20/04/12 | 19:29
O novo conjunto de projetos do governo gaúcho chegou de forma parcial na tarde desta sexta-feira (20) ao conhecimento da base aliada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS). Na primeira leva que chegou aos deputados está a nova proposta de reforma previdenciária, considerada a única que poderá ter um debate maior com a oposição. [...]

De acordo com o secretário, a alíquota previdenciária dos servidores será elevada de 11% para 13,25%. “Não faremos flexibilizações. Chegamos neste valor respeitando o que dizia a liminar sobre ser uma alíquota só, sem ser os 14% considerados abusivos pelo apontamento jurídico. Consideramos o desconto no INSS e teremos uma margem de segurança no valor bruto de R$ 200 milhões”, explica Pestana. Apesar da possível polêmica sobre a proposta, o governo está confiante em aprovar as mudanças na previdência dos servidores. “Não é um tema novo nem para a sociedade, nem para os deputados. [...]

Ao todo são 21 projetos que vão desde a criação de uma empresa pública para gerenciar e fiscalizar os pedágios, a equiparação das taxas cobradas pelas unidades do Detran da Região Sul do país até a criação de cargos e de funções gratificadas (FGs) na Secretaria Estadual de Obras e no Instituto Geral de Perícias. De acordo com o chefe da Casa Civil, a segunda leva de projetos será enviada na manhã da próxima segunda-feira, 23. “Talvez o que trata da criação da empresa de economia mista que fará a gestão dos pedágios no estado não seja enviada na segunda”, estima Pestana.
[...]
http://sul21.com.br/jornal/2012/04/governo-gaucho-se-prepara-para-polemica-mas-preve-aprovar-novo-pacote-de-projetos/

Norma do Ministério da Saúde proíbe homens gays de doar sangue
Apesar de proibida a discriminação, homens gays não podem doar sangue
Carolina Pimentel, Agência Brasil - 21/04/2012 - 11h34
Brasília - Motivado por uma campanha da empresa onde trabalha, em Belo Horizonte, o produtor cultural Danilo França, de 24 anos, decidiu doar sangue pela primeira vez. Junto com um grupo de colegas, seguiu as etapas previstas: preencheu a ficha de inscrição e foi para a entrevista com o médico do hemocentro. Na momento da conversa, França descobriu que não poderia doar sangue porque mantém um relacionamento homossexual. “Fiquei atordoado, sem graça. Fiquei chateado e me senti discriminado”, disse França.

Uma norma nacional considera inapto à doação qualquer homem que tenha se relacionado sexualmente com outro homem no período de 12 meses. O mesmo vale para heterossexuais que, no mesmo período, se relacionaram sexualmente com várias parceiras.

Entidades de defesa dos direitos dos homossexuais reclamam da restrição e querem reacender o debate sobre o tema. “A cada fato novo, a gente tem que abrir a discussão. Se a pessoa usa preservativo e não tem comportamento de risco, não pode ser impedida de doar”, argumenta Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).

A regra do Ministério da Saúde, que vigora há mais de sete anos e vale para todos os hemocentros, foi baseada em estudos internacionais que apontam que o risco de contágio pelo vírus da aids (HIV) é 18 vezes maior nas relações entre homossexuais masculinos, na comparação com relações entre pessoas heterossexuais. [...]

Em junho de 2011, o ministério baixou uma portaria que proíbe os hemocentros de usar a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) como critério para seleção de doadores de sangue. “Não deverá haver, no processo de triagem e coleta de sangue, manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia”. Mas, na prática, os homossexuais masculinos ativos sexualmente seguem impedidos de doar sangue. Para as lésbicas, não há restrições.

Desde o ano passado, o governo federal está implantando o NAT, sigla em inglês para teste de ácido nucleico, para tornar mais segura a análise do sangue colhido pelos hemocentros. O exame reduz a chamada janela imunológica, que é o período de tempo entre a contaminação e a detecção da doença por testes laboratoriais. Com o NAT, o intervalo de detecção do vírus HIV cai de 21 para dez dias. Até agora, 59% do sangue doado no país passam pelo NAT. A previsão é que a tecnologia chegue a todos os hemocentros até julho.
Edição: Vinicius Doria
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-04-21/apesar-de-proibida-discriminacao-homens-gays-nao-podem-doar-sangue

Presidente da Câmara sugere quebra de sigilos como primeira medida
''Queremos acabar com esse poder paralelo criado pelo Cachoeira'', afirmou Marco Maia.
20/04/2012 14h36
Brasília  - O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), defendeu hoje que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) do Cachoeira adote, como primeira medida de trabalho, o pedido de quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico de todas as pessoas acusadas de envolvimento com o esquema montado pelo empresário de jogos de azar Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

“Eu começaria a investigação quebrando os sigilos fiscal, bancário e telefônico de todos aqueles que tiveram qualquer tipo de contato com o Cachoeira, mas essa decisão cabe ao relator [da CPMI]”, disse Maia.

Ele voltou a negar interferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Palácio do Planalto na composição ou no andamento da comissão parlamentar de inquérito.

“Nunca fui consultado, ou recomendado, pelo presidente Lula ou pela presidenta Dilma [Rousseff]. Essa questão que foi levantada, de que há interferência para turbinar ou abafar a CPMI, faz parte da imaginação de alguns."

Segundo Marco Maia, a CPMI vai cumprir seu papel de investigar, mas, como é óbvio, haverá o debate político. "Essa não é uma CPMI que estabeleça disputa entre governo e oposição. Queremos acabar com esse poder paralelo criado pelo Cachoeira”, disse o deputado.
[...]
Fonte: Agência Brasil
http://www.jornalvs.com.br/pais/385483/presidente-da-camara-sugere-quebra-de-sigilos-como-primeira-medida.html

 Yeda não comparece à audiência de processo contra Adão Paiani
19/04/12 | 20:20
A ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, não apareceu na manhã desta quinta feira (19) perante a 5ª Vara Criminal do Foro Central de Porto Alegre, onde deveria depor no processo movido pelo ex-secretário da transparência Francisco Luçardo contra o ex-ouvidor da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Adão Paiani. “Yeda alegou problemas de saúde”, relatou Paiani. Luçardo acusa Paiani de ter cometido “crime contra a honra” ao acusá-lo de praticar crimes contra a administração pública, como prevaricação, advocacia administrativa e condescendência criminosa. O sargento César Rodrigues de Carvalho, acusado de envolvimento em um esquema de espionagem ilegal dentro do Palácio Piratini, também não compareceu à audiência, alegando problemas de saúde. A secretária da Administração, Stela Farias, que presidiu a CPI da Corrupção no governo Yeda, esteve presente e foi contundente em seu depoimento, relembrando fatos investigados pelas CPI´s no governo Yeda e as acusações contra Ricardo Lied, ex-chefe de gabinete, e Walna Vilarins Menezes, assessora da ex-governadora. Uma nova audiência para ouvir Yeda Crusius está marcada para o dia 9 de maio.
http://sul21.com.br/jornal/2012/04/yeda-nao-comparece-a-audiencia-de-processo-contra-adao-paiani/


O salário mínimo da Venezuela é o maior da América Latina
Jacob David Blinder, Jornalista - 19.04.12 - Adital/Venezuela
O presidente Hugo Chávez anunciou o aumento do salário mínimo na Venezuela a vigorar a partir de primeiro de maio próximo. Será de 2.047,52 bolivares, que somado com os 950 bolivares referente ao ticket alimentação obrigatório para essa faixa de salário totaliza 2.997,52 bolivares (equivalente a 697,09 dólares). A isso se deve somar o beneficio que eles denominam de "aguinaldos”, que representa mais 3 salários adicionais anuais (também obrigatório) teremos então um salário total anual de 44.962,80 bolívares (10.456,46 dólares anuais). A média de ganho mensal de um trabalhador de salário mínimo na Venezuela a partir de maio será, portanto, de 3.746,9 bolivares (871,37 dólares) – o que representa ser o mais alto da América Latina. Ressalta-se também que apenas 21% dos trabalhadores assalariados da Venezuela ganham salário mínimo (4 milhões de trabalhadores) e que nessa ação governamental serão injetados na economia o equivalente a 4 bilhões de dólares anuais (via renda petroleira) o que é algo muito significativo.

Enquanto isso, no Brasil, que tem uma economia 6.5 vezes maior que a Venezuela (medida pelo PIB), o salário mínimo tem um valor de 622 reais, ou seja, 8.086 reais anuais (incluindo aí o 13º salário), o que perfaz 4.371 dólares anuais, representando apenas 41% do existente na Venezuela. (vide informe abaixo transcrito).

A outra nota (veja abaixo*) explicita uma pesquisa feita a nível mundial pelo Gallup trazendo a surpreendente informação de a Venezuela é o quinto país mais feliz do mundo. Como essa curiosa pesquisa foi realizada por uma instituição dos Estados Unidos e que coloca o próprio país em 12º lugar, pode ser algo significativo, já que mostra o estado de ânimo da população nos dois países (nos Estados Unidos envolto em crise econômica, desemprego, guerras etc., etc.; e na Venezuela, funcionando a todo vapor as políticas públicas de distribuição de renda, envolta por uma revolução que tem um nítido caráter antineoliberal e pró socialista e com uma liderança política que tem grande apoio popular).

Na Venezuela, a alta estima do povo caminha a todo o vapor - fato esse que por si só contribui para o desenvolvimento socioeconômico do país. Distribuir renda para as maiorias populacionais e gradualmente acabar com as injustiças sociais é possível, bastando para isso que haja decisão política arrojada por parte dos governantes que deverá sempre estar respaldada pelo poder popular inserido numa democracia participativa e protagônica. E nessa perspectiva a Venezuela tem muito que ensinar aos grandes países da América Latina (Brasil, México e Argentina).

Venezuela é o quinto país mais feliz do mundo, de 124 nações pesquisadas, de acordo com o último estudo publicado pelo grupo Gallup, citado este sábado pelo presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, em reunião com ministros e ministras no Palacio de Miraflores.

De acordo com a pesquisa de Bem estar, a Dinamarca encabeça a lista, com 72% dos pesquisados, que asseguram que vivem em prosperidade; 65% dos estudados na Austrália asseguraram que vivem bem; e a Venezuela registrou 65% de bem estar e prosperidade.

"O país estava afundando e chegou o furacão bolivariano”, agregou Chávez.

Mencionou que os Estados Unidos aparecem em 12º lugar, abaixo da Venezuela. O México está em 19º lugar e o Equador em 24º.
(…)
(*)Tradução: ADITAL
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=66242
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário