segunda-feira, 16 de abril de 2012

Concurso do Magistério em Erechim pode ser questionado na justiça


Candidatos ao concurso do magistério que fizeram provas em Erechim, no norte do Estado, reclamam de irregularidades durante as provas e devem buscar uma reparação judicial. Provas teriam sido trocadas em duas escolas da cidade.

Candidatos que faziam a prova para o cargo de professor de Língua Inglesa, numa sala da Escola Estadual João Germano Imlau, foram surpreendidos ao virar os cadernos. A prova enviada dentro de embalagens lacradas, era para o cargo de professor de Matemática.

Enquanto uma solução era discutida, os 29 candidatos ficaram na sala sem poder sair e nem se comunicar entre si. Nem mesmo autorização para ir ao banheiro ou beber água foi concedida durante o período. A prova correta só foi entregue 1h42min após, em folhas fotocopiadas.

- Nesta altura a gente estava nervoso, todo mundo fez a prova, mas não tinha mais a segurança e tranquilidade de fazer a prova, conta a professora de inglês Salete Beatriz Campagna.

Outra candidata que questionou a irregularidade, e pediu o registro do caso em ata, teve negado o pedido de obter cópia da ata ao final da prova. 

- Vamos procurar ajuda judicial, não é justo fazermos prova sob pressão.

Em outra escola da cidade também houve troca de provas, desta vez de Educação Física para Português. Os alunos optaram por fazer as provas e buscar reparação depois.

A assessoria de comunicação da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), responsável pela organização das provas, informou na segunda-feira que ocorreram problemas pontuais que serão analisados após o recebimento das atas. O fato de ter sido realizadas 68 provas diferentes, para 131 habilitações, pode ter influenciado em algum problema como a troca de provas, segundo a assessoria. 

Quanto às provas fotocopiadas, a assessoria informou que fazia parte do plano de contingências, que a prova fosse enviada em arquivo para a direção da escola em que ocorresse o problema, e que fosse reproduzida em fotocópia para suprir as faltantes. Conforme a assessoria da FDRH, todos os 69.414 candidatos concorreram às 10 mil vagas em igualdade de condições.

fonte: Site 15 º Núcleo CPERS/Sindicato

Nenhum comentário:

Postar um comentário